Quantcast
Channel: Diário Gourmet » natal
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Uma breve curiosidade sobre a Ceia de Natal

$
0
0

O momento mais gostoso do Natal, a Ceia Natalina, pode ser reconhecido como um verdadeiro banquete com muitas histórias, simbolismo e rituais. Talvez seja uma das tradições gastronômicas mais fiéis que conservamos nos festejos familiares. Algumas receitas são transmitidas em uma própria família por gerações e os sabores são esperados e desejados ao longo de todo o ano, afinal, o panettone, as frutas secas, o peru, a salada de salpicão preparada especialmente pela vovó ou pela tia que adora cozinhar só são servidos neste período. A Ceia de Natal faz parte de uma comemoração religiosa cristã, o nascimento do menino Jesus, mas hoje é desfrutada por cristãos e não cristãos que na noite da véspera do Natal se reúnem com a família em volta da mesa.

A ceia é elaborada e servida em diferentes países e em cada um deles os diferentes hábitos e ingredientes caracterizam o Natal de cada região. No Brasil, o menu e as tradições do Natal tiveram uma forte influência portuguesa; antigamente era comum fazer a ceia apôs a missa que antecedia o dia de Natal. Poucos tinham o privilégio de desfrutar desse momento, por isso a ceia também era motivo de ostentação para apresentar socialmente o que foi conquistado pela família durante o ano, apesar do intuito religioso. A intenção de reunir, de compartilhar, também veio de uma tradição europeia de deixar as portas das casas abertas para que os peregrinos pudessem se abrigar e também participar da confraternização.

Nas ceias brasileiras é comum encontrar: peru assado, pernil de porco, chester, salpicão, arroz à grega, panettone, frutas, queijo de cuia, castanhas e bolos.

Curiosidades:

O peru, apesar de ser uma ave americana, teve a influência de sua presença na ceia por intermédios dos europeus. A suntuosidade da ave à mesa representava simbolicamente o sucesso da vida rotineira durante o ano.

Segundo Levi-Strauss, antropólogo e filósofo francês, em um festejo gastronômico o assado é servido no centro da mesa como prato principal, e, para ele, entre o assado e o cozido existiam diferentes interpretações, uma delas: o assado era aristocrático e o cozido plebeu.

O panettone: exemplo da internacionalização do sabor na ceia. Entre muitas histórias que especulam a sua verdadeira origem, sabe-se que o panettone é genuinamente italiano.

Rabanada: um dos quitutes herdados dos portugueses e que faz parte do menu do Natal brasileiro.

Desejo a todos um ótimo Natal e uma ceia muito saborosa, elaborada com ingredientes escolhidos conscientemente e com muito carinho! Boas Festas!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images